Blog Image

Jueves, 8 de abril del 2021

Encontro virtual entre RedUcoc e Oducal.

A Universidade Católica de Salta coordenou o encontro da Rede de Universidades Católicas e Orientação Católica (RedUcoc) e da Organização das Universidades Católicas da América Latina e do Caribe (ODUCAL)

O reitor da Universidade Católica de Salta, Eng. Rodolfo Gallo Cornejo, coordenou o encontro virtual entre referentes da Rede de Universidades Católicas e Orientação Católica (RedUcoc) e autoridades da Organização das Universidades Católicas da América Latina e do Caribe (Oducal) .

Gallo Cornejo, presidente da Rede Ucoc, sublinhou que no contexto da pandemia Oducal, tem feito progressos notáveis ??nos programas de aprendizagem que desenvolveu, e a ideia principal é que as autoridades das diferentes universidades participantes possam conhecê-los.

Por sua vez, o presidente da Oducal e reitor da Universidad del Valle de Atemajac (México), Pbro. O Licenciado Francisco Ramírez Yáñez, lembrou que desde sua fundação em meados do século passado, a instituição que preside busca promover o intercâmbio interinstitucional por meio de práticas que fortaleçam cada membro da Rede.

Ele também destacou que em março do ano passado, quando foi declarada a pandemia, as universidades se depararam com um horizonte de grandes incertezas.

Nesse sentido, frisou que enquanto algumas instituições tiveram que se adaptar para seguir em frente, a Ucasal já vinha trabalhando com educação a distância com sistema consolidado.

“Podemos dizer praticamente que não suspendemos as atividades, simplesmente as fizemos de maneira diferente”, disse o padre Yáñez, que focou seu olhar na “flexibilidade” como denominador comum da época.

Nesse cenário, ele destacou o trabalho entre os integrantes da Oducal na troca de boas práticas que possibilitaram transformar a dificuldade em um palco de oportunidades e descobertas.

Por sua vez, o Secretário Geral da Oducal e membro da Universidad del Valle de Atemajac (México), Andrés Barba Vargas, pressionou para que mais Casas de Altos Estudios se unissem e colaborassem com a organização continental que se tornou a maior das universidades católicas em América Latina e Ibero-América com mais de 100 entidades afiliadas de mais de 20 países.

Foi o reitor da Ucasal, Eng. Rodolfo Gallo Cornejo, que destacou que foram obtidas ferramentas importantes e de grande potencial, e convidou quem ainda não está na Oducal a aderir e fazer parte desta rede.

O encontro contou com a presença do reitor da Universidade Católica Salesiana do Sul, Héctor Rausch; a reitora da Universidade Católica de La Plata, Rita Gajate; o reitor da Universidade do Norte de Santo Tomás de Aquino, Francisco López Cruz; o reitor da Universidade Católica de Santiago del Estero, Luis Eugenio Lucena; o reitor da Universidade Católica de Santa Fé, Eugenio Martín De Palma; o reitor da Universidade Católica Argentina, Miguel Angel Schiavone; a reitora da Universidade Católica de Misiones, Ana María Teresita Forth; o reitor da Universidade FASTA de Mar del Plata, Juan Carlos Mena; o reitor da Universidade de Salvador, Carlos Ignacio Salvadores de Arzuaga; entre outros.