Programa de Fortalecimento da Identidade Católica



As universidades católicas latino-americanas deram um contributo decisivo para a evangelização da cultura e para a formação de jovens profissionais ao serviço do bem comum. Da mesma forma, foram pródigos na geração e transmissão de conhecimento, na vinculação com suas comunidades relevantes e em se tornarem atores significativos na discussão de políticas públicas nos países da região. Nesta perspectiva, as universidades têm desenvolvido seus projetos institucionais sob a marca de uma inspiração católica, que expressa uma identidade que define e orienta suas atividades acadêmicas, administrativas, de serviço e contribuição para o bem público de cada país e região. Como essa identidade católica pode ser atualizada, garantida e projetada no futuro?


ODUCAL passou a fazer parte dessa preocupação. Por isso, com o apoio e assessoramento de diversos especialistas, nossa Organização se propôs a desenhar um mecanismo que apoiasse suas instituições filiadas a identificar as vantagens estratégicas que sua identidade católica representa no campo da educação superior latino-americana. Fruto do trabalho desenvolvido ao longo de vários anos e de um significativo investimento realizado para o desenvolvimento de uma plataforma web, em 2020 a ODUCAL coloca em funcionamento o Programa Institucional de Fortalecimento da Identidade Católica, que inclui um processo de autoavaliação nas cinco dimensões seguintes : Institucionalidade, Processos de Capacitação, Comunidade Universitária, Relação com o Meio Ambiente e Sentido da Pesquisa.


O objetivo principal é apoiar as instituições no fortalecimento de sua identidade como universidades católicas, entendendo este atributo como uma mais-valia que todas oferecem para a realização do bem comum entre as diversas nações latino-americanas.


Para o bom funcionamento do Programa, a Diretoria da ODUCAL nomeou a Universidade Católica de Salta (UCASAL), na Argentina, como Instituição Coordenadora.

“Este sistema é concebido como um mecanismo que expõe as experiências dos programas e ações realizadas pelas instituições para promover a identidade católica e, em segundo lugar, para verificar se as universidades cumprem seus objetivos e finalidades institucionais”. Plano de Trabalho ODUCAL 2016-2018.